top of page

solos
tipos de solo para cada plantação
Solo é a camada superficial da crosta terrestre, ou seja, o chão onde nós pisamos. Ele é formado por terra, vários minerais e também por matéria orgânica que veio da decomposição de animais e plantas.Existem vários tipos de solo diferentes, e o que contribui para que o solo seja diferente em alguns lugares é o clima do lugar, a incidência solar, a rocha que originou o solo, a cobertura vegetal, matéria orgânica, dentre vários outros fatores que ainda podem influenciar. O solo pode ser classificado de quatro formas diferentes: arenoso, argiloso, humoso e calcário.
Solo Arenoso como o próprio nome diz, esse tipo de solo é formado por uma grande quantidade de areia, como a areia da praia. É um tipo de solo bastante permeável, pois a água entra nele com muita facilidade, se infiltrando pelos espaços que ficam entre os grãos da areia. Normalmente é um solo pobre em nutrientes, por esse motivo é difícil você ver muitas plantas em solos arenosos.
Solo Argiloso é um tipo de solo é formado por grãos de areia muito pequenos e bem mais compactados do que no solo arenoso, ele não deixa espaço entre os grãos de areia, e por isso se torna impermeável, ou seja, difícil da água se infiltrar. É um solo muito rico em nutrientes, e por isso ele pode ser muito bom para a prática de atividades agrícolas.
O Solo humoso é muito fértil, pois é feito em sua grande parte de matéria orgânica em decomposição, que funciona como um adubo para as plantas. Esse é o solo mais recomendado para a prática da agricultura.
O Solo Calcário é típico de regiões desérticas, esse solo possui poucos nutrientes, mas possui uma grande quantidade de pedaços rochosos em sua composição, ou seja, muitos pedaços de pedra em meio ao solo. É pouco indicado para a agricultura.




bottom of page